segunda-feira, 25 de maio de 2015

UM LIVRO PARA MARÇO

Março já passou faz um tempinho, mas como as águas continuam a rolar, ainda é tempo para compartilhar a leitura do mês. Então, lá vai...


No Mundo da Lua 
- Dr. Paulo Mattos
(Perguntas e respostas sobre TDAH, em crianças, adolescentes e adultos)

A leitura do mês de março foi de teor técnico-científico e informativo. 
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um assunto atual, cheio de controvérsias e que desperta bastante curiosidade. 
O livro vem no formato “perguntas e respostas” e, por isso, é de leitura fácil, prática e acessível. Para quem nunca ouviu falar do TDAH, segue abaixo uma breve definição retirada do site da Associação Brasileira do Déficit de Atenção http://www.tdah.org.br/br/sobre-tdah/o-que-e-o-tdah.html, responsável, inclusive, pela edição da obra: 
(Dá uma olhadinha no site)

O que é o TDAH?
O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.




O assunto é realmente interessante. Conhecer a si próprio e o outro, entender possíveis transtornos sempre nos remeterá à tolerância. Seja paciente...nunca se sabe exatamente o que se passa dentro do universo interno de cada um ao seu redor.

O que eu percebi da leitura:
1 1. Erros de português ainda me assombram...eu sei que não deveriam (estou trabalhando a “tolerância linguística” em mim), mas, queridos seres escribas, trabalhem para cometer menos erros gritantes, por favor. A nossa língua é a nossa língua.
  2. Leituras que tratam de transtornos mentais são quase sempre arriscadas. Lembre-se de que se identificar com sintomas apresentados no livro não asseguram diagnóstico algum. Procure sempre um médico especialista no assunto.
2  3. Mais respeito com o ritmo do outro, mais tolerância e gentileza.

3 4.É aconselhável experimentar, de vez em quando, outros tipos de leitura, estranhos àqueles aos quais estamos habituados. “Open your mind”.


Vale ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário